As verdades obscuras sobre o que realmente nos motiva no ambiente de trabalho

O RSA (Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures & Commerce) é um instituto britânico multidisciplinar cujo objetivo de "encorajar empresas, desenvolver a ciência, refinar a arte, desenvolver as industrias e extender o comércio, mas também diminuir a pobresa e garantir total empregabilidade." Olhando assim, parece muita coisa, mas é um instituto super respeitado, com mais de 250 anos por onde já passou pessoas como Benjamin FranklinKarl Marx, Stephen Hawking e Charles Dickens.

Eles tem uma série de vídeos onde pesquisadores, pensadores, professores, ciêntistas, artistas e etc. falam sobre diversos temas interessantes nas áreas de Artes e Humanidade, Ciência e Meio Ambiente, Economia e Negócios e Educação e Políticas Públicas. Alguns desses vídeos são animações muito dinâmicas e criativas.

Eles têm várias animações, mas eu gostei muito desta que "ilustra as verdades obscuras sobre o que realmente nos motiva no ambiente de trabalho". Vale muito a pena assistir:

Infelizmente o vídeo não tem legendas, então em poucas palavras pra quem não puder assistir, ele diz que incentivo financeiro só aumenta a produtividade de trabalhos mecânicos e repetitivos. Para quem trabalha com criatividade o principal fator motivador é a capacidade de realizar a tarefa. Não que para essas pessoas o dinheiro não seja importante, ele é, mas se torna irrelevante para o sucesso do trabalho desde que a pessoa ganhe o suficiente para não se preocupar com a falta dele.