Quatro dias úteis na semana

Que tal trabalhar duas horas a mais de segunda a quinta para ter a sexta livre?

Pois bem, isso foi feito em todas as repartições públicas estaduais em Utah (EUA) no ano passado (http://www.parade.com/news/intelligence-report/archive/090906-should-we-switch-to-a-four-day-work-week.html). Essa semana eles pararam para avaliar o novo regime de trabalho e o resultado pode ser considerado um sucesso:

- O governo teve uma economia de 13% só com energia elétrica;
- 12 mil toneladas CO2 deixaram de ser jogadas no ar porque os carros passaram um dia a menos ligado;
- Reduziu o número de engarrafamentos e problemas no trânsito;
- Estima-se que todos os funcionários juntos economizaram US$ 600 milhões com combustível, alimentação e outras despesas;
- 83% dos funcionários públicos aprovaram a idéia, pois tinham um dia a mais para atividades cotidianas.

Os 17% que reprovaram a medida reclamaram que perderam o tempo livre com os familiares que tinham a noite, perdiam eventos esportivos e parte da população que não trabalha em órgão público reclamou que tinha um dia a menos para resolver seus problemas com o governo.

O fato é que, após esses resultados expressivos, nos EUA já começou a se discutir a possibilidade de uma mudança nacional na carga horária do regime de 8-por-5 para 10-por-4. O governo do estado de Nova Iorque já se pronunciou dizendo que a economia para os cofres do estado com essa mudança seria de mais de US$ 30 milhões por ano.

E vocês, o que acham?